OBSERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA DIGITAL
pesquisas
pesquisadores: eduardo ARIEL e karine KARAM
A pesquisa tem como tema os artefatos digitais que provém evidências de uma marca de cidade em ambiente virtual. Com ela o intuito é fomentar o incremento dessas evidências nos seguintes aspectos: arquitetura de informação, user experience, design de interação e branding. Sempre tudo conectado com o Rio e os cariocas. Acredita-se que parte desse estado de espírito que define à Cidade Maravilhosa também reside no virtual. Assim sendo, marcas com presença digital auxiliam nessa construção. Daí veio o desejo de construir um Ranking de Experiência Digital para Marcas Cariocas. Clique aqui para conhecer os resultados.
ux para juventude, análise do conceito da experiência de uso
pesquisadores: eduardo ARIEL e giovani MARANGONI
O conceito de Experiência de Uso, também conhecida como UX - User Experience em inglês, na perspectiva dá conta de um dos pilares teóricos do observatório. Na pesquisa os jovens universitários participaram de uma pesquisa qualitativa sobre suas predileções dentre mídias diferentes, provendo insumos importantes para montagem dessa fotografia jovial. Clique aqui para conhecer os resultados.
construção do conceito de design de interação
pesquisador: eduardo ARIEL
A pesquisa revisita alguns conceitos estruturantes de muitas profissões típicas da era digital, tais como: interação, interatividade, arquitetura de informação, design de interação. Aqui foram realizadas entrevistas em profundidade com educadores, atuantes no mercado responsáveis por formar os principais profissionais do mercado.
pesquisadora: ana ERTHAL
A pesquisa teve como objetivo investigar as relações de memória entre marcas e pessoas. Se passamos por mais de 20 mil mensagens publicitárias por dia, somos capazes de recordar de alguma delas à noite? Quais são os estímulos que podem conduzir essas lembranças? Além de uma pesquisa quantitativa para avaliar as marcas mais lembradas (a partir de pesquisas como Marcas Cariocas) foi realizada uma pesquisa qualitativa, com diários de registros, respondidos por 14 pessoas durante o período de 10 dias. Clique aqui para conhecer os resultados.